JF ENERGIA E AUTOMAÇÃO utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência de acordo com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso, e ao continuar navegando você concorda com estas condições.

Novas perspectivas: Automação industrial e indústria 4.0

novas perspectivas automacao industrial e industria 4 0

Hoje em dia é muito comum nos depararmos com termos que até pouco tempo atrás eram desconhecidos, como Internet das Coisas (IoT), inteligência artificial, armazenamento em nuvem, etc. Mas você sabe o que todas essas tecnologias têm em comum? A Indústria 4.0!


Também conhecida como a 4ª revolução industrial, a indústria 4.0 é um fenômeno bastante atual e que vem gerando profundas adaptações na indústria, especialmente em relação ao uso de ferramentas tecnológicas, como máquinas autônomas, sensores, etc.


Neste conteúdo, trouxemos as principais perspectivas em relação à automação da indústria e a modernização do setor, com a chegada da indústria 4.0!


O que é a indústria 4.0?


A indústria 4.0 é, em termos simples, um conceito referente a digitalização do sistema de produção industrial. Diferentemente do que algumas pessoas imaginam, não se trata de um tipo de tecnologia propriamente dito, mas sim de um novo conceito de fazer negócio.


Basicamente, ela se refere a uma abordagem moderna, que visa atingir resultados mais expressivos e com menor esforço possível. Lembrando que ela existe, graças às tecnologias disponíveis hoje em dia nos mais diversos setores da indústria.


Em outras palavras, a indústria 4.0 é o resultado de uma revolução da indústria tradicional, pautada basicamente na substituição da mão de obra humana por uma combinação entre tecnologia digital e inovação.


Quais são as principais tecnologias da Indústria 4.0?


A presença de elementos tecnológicos é muito mais comum hoje em dia do que há alguns anos atrás. São exemplos de tecnologias presentes na indústria 4.0 a:

 

  • Inteligência artificial
  • Computação em nuvem
  • Big data
  • Cyber segurança
  • Internet das coisas
  • Robótica avançada
  • Manufatura digital, etc.

 

Como resultado, os atuais processos industriais são muito mais conectados, possibilitando assim a geração de produtos padronizados, de maneira ágil, competitiva e eficiente. Portanto, um diferencial significativo para que as empresas possam se destacar em um cenário altamente competitivo.


Quais os desafios da Indústria 4.0 no Brasil?


A consolidação da indústria 4.0 no Brasil passa diretamente por diversos obstáculos, sendo o principal deles, a capacidade de investimentos em equipamentos dotados desse tipo de tecnologia.


Além disso, pode-se destacar também a adequação dos processos produtivos pautados no uso de tecnologia de ponta, criação de novas especialidades, desenvolvimento de habilidades específicas e muito mais.


Para absorver toda essa demanda, exige-se muito mais do que a maioria das empresas dispõem. Por outro lado, vale destacar que há muitas organizações que poderão, progressivamente, participar do processo de adaptação ao novo cenário trazido pela indústria 4.0.

Gostou do contéudo? Para mais conteúdos assim, acesse nosso blog e fique sabendo sobre as principais novidades da automação industrial!

Ainda ficou com dúvidas?

Está precisando de mais alguma informação? Preencha o formulário e nossa equipe entrará em contato.

Fique por dentro das
nossas novidades

Assine a nossa
newsletter.